quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A seleção de conteúdos, em música.

[formatação de currículo para escola regular]

A análise e pesquisa dos conteúdos, em música, a serem utilizados no ensino regular é uma árdua tarefa. Existem as questões legais que não podem estar ausentes e muitas outras.
A preocupação dos professores na rede municipal de ensino, em Salvador, era de tentar abarcar o máximo possível de conteúdos, dentro da perspectiva dos eixos, dos PCNs e das leis, e que estivessem de acordo com a diversidade da realidade em cada núcleo de ensino. Reconhecendo-se que cada eixo também teria seus conteúdos específicos.
Acredito que, cada vez que esse documento for revisado, novas ideias surgirão. Mas, “começando do começo”, a seleção e ordenação deu-se, mais ou menos, com a intenção de ser de forma sequencial, mas não obrigatoriamente na ordem disposta. Por esta razão não colocou-se linhas entre os conteúdos e entre as habilidades, somente colunas, entendendo-se que um conteúdo e/ou habilidade pode navegar por todo o documento a depender da proposta do professor que possa vir a utilizá-lo.
Eis os conteúdos listados
1.       Som e suas propriedades
2.       Elementos da linguagem musical
3.       Percepção de sons diversos
4.       Ritmo associado a atividades e fontes sonoras diversas
5.       Propriedades rítmicas e sonoras
6.       Direção do som:
7.       Ritmos e Canções:
8.       Gráficos, notações, e registros musicais
9.       Gêneros musicais
10.   Histórias musicadas
11.   Compositores, interpretes e obras
12.   Fontes sonoras
13.   Textos musicais
14.   História da música
15.   Música e etnia
16.   História da Música Brasileira
17.   Música vocal
18.   Música instrumental
19.   Música e movimento
20.   Estrutura musical
21.   Música indígena
22.   Música de matriz africana
23.   Meio ambiente
24.   Estética
25.   Música e recursos multimídia
Conteúdos listados, entrou em cena um novo paradigma: como escrever e o que vem a ser as competências e habilidades? Como desenvolver estes conteúdos nos eixos propostos?
Até o próximo post-it.

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