[formatação de currículo para escola regular]
A análise e pesquisa dos conteúdos, em música, a serem utilizados no ensino regular é uma árdua tarefa. Existem as questões legais que não podem estar ausentes e muitas outras.
A preocupação dos professores na rede municipal de ensino, em Salvador, era de tentar abarcar o máximo possível de conteúdos, dentro da perspectiva dos eixos, dos PCNs e das leis, e que estivessem de acordo com a diversidade da realidade em cada núcleo de ensino. Reconhecendo-se que cada eixo também teria seus conteúdos específicos.
Acredito que, cada vez que esse documento for revisado, novas ideias surgirão. Mas, “começando do começo”, a seleção e ordenação deu-se, mais ou menos, com a intenção de ser de forma sequencial, mas não obrigatoriamente na ordem disposta. Por esta razão não colocou-se linhas entre os conteúdos e entre as habilidades, somente colunas, entendendo-se que um conteúdo e/ou habilidade pode navegar por todo o documento a depender da proposta do professor que possa vir a utilizá-lo.
Eis os conteúdos listados
1. Som e suas propriedades
2. Elementos da linguagem musical
3. Percepção de sons diversos
4. Ritmo associado a atividades e fontes sonoras diversas
5. Propriedades rítmicas e sonoras
6. Direção do som:
7. Ritmos e Canções:
8. Gráficos, notações, e registros musicais
9. Gêneros musicais
10. Histórias musicadas
11. Compositores, interpretes e obras
12. Fontes sonoras
13. Textos musicais
14. História da música
15. Música e etnia
16. História da Música Brasileira
17. Música vocal
18. Música instrumental
19. Música e movimento
20. Estrutura musical
21. Música indígena
22. Música de matriz africana
23. Meio ambiente
24. Estética
25. Música e recursos multimídia
Conteúdos listados, entrou em cena um novo paradigma: como escrever e o que vem a ser as competências e habilidades? Como desenvolver estes conteúdos nos eixos propostos?
Fonte imagem: http://cordiolli.files.wordpress.com/2011/05/curriculo-escolar-teoria-e-pratica-marcos-cordiolli-capa-media-rosolucao.jpg
Até o próximo post-it.
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