domingo, 8 de julho de 2012

Música: Como os PCNs nos ajudam a definir eixos para esta área do conhecimento ?


Uma das preocupações na elaboração de um plano de trabalho são os critérios para seleção e ordenação dos conteúdos. Estes devem estar relacionados de tal maneira que possibilitem o desenvolvimento do educando em um processo contínuo no domínio do conhecimento artístico e estético.
De acordo com os PCNs “O conjunto de conteúdos está articulado dentro do contexto de ensino e aprendizagem em três eixos norteadores: a produção, a fruição e a reflexão”.
“A produção refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de questões a ele relacionadas, no âmbito do fazer do aluno e dos produtores sociais de arte.

A fruição refere-se à apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado. Tal ação contempla a fruição da produção dos alunos e da produção histórico-social em sua diversidade.

A reflexão refere-se à construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal, dos colegas e sobre a arte como produto da história e da multiplicidade das culturas humanas, com ênfase na formação cultivada do cidadão.” PCN Artes, p. 36.

Mas a pergunta ainda pode não estar tão elucidada com a “descoberta” destas três palavrinhas. Para estudantes dos diversos teóricos da educação musical, estas palavras podem não ser tão significantes, ou talvez o sejam, e a grande questão é: que palavras, destas diversas teorias, poderiam ser utilizadas em seus lugares?

Perpassando pelo currículo de outras disciplinas observamos que um mesmo conteúdo é apreciado em diversos eixos diferentes. Por exemplo, em português, um mesmo conteúdo é visto em eixos diferentes, por exemplo: linguagem oral e escrita onde ambos trabalhariam o conteúdo "sílaba".

Dentre as várias possibilidades, fazendo-se um relato da experiência em Salvador, Bahia, procurou-se idéias que pudessem seguir a mesma linha de raciocínio exemplificado no parágrafo anterior.  Depois de muito “bater cabeça”, e tentar descobrir os conteúdos a serem trabalhados partindo de descrições de atividades vivenciadas nas diversas unidades escolares, os professores que participaram desta discussão, na rede municipal supracitada, “esbarraram” no método “TECLA”. Técnica, Execução, Composição, Literatura e Apreciação. Utilizando-o como referência para a criação de eixos nesta área do conhecimento. Não pretende-se aqui aprofundar o estudo neste assunto, mas registra-se que este foi o ponto de partida para a elucidação dos eixos propostos a seguir.

Depois de muita discussão, concluiu-se que ficariam definidos como eixos: 1) Apreciação e percepção musical, 2) Composição e criação, e 3) Performance musical; buscando semelhanças com a proposta encontrada nos PCNs. Ficou, também, entendido que os “eixos” Literatura e Técnica estaria incorporado aos três eixos definidos.

Quais foram os próximos passos? Como se deu a seleção e ordenação dos conteúdos?
Veja no próximo post-it.
Até lá!

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