sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Competências e habilidades


Conteúdos selecionados, eixos definidos, mas, e agora?
Segundo a orientação da Professora Luciene, pedagoga da CENAP que estava a nos orientar, precisávamos definir o que viria a ser COMPETÊNCIA, e o que seria HABILIDADE, para, só então, prosseguirmos.
Poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se
enfrentar uma determinada situação. Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário. A competência abarca, portanto, um conjunto de coisas (GARCIA).

Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não "pertence" a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes (GARCIA).

Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes(GARCIA).

Então, mãos à obra. Concluímos que, para cada eixo, deveria ser desenvolvida uma (ou mais) competência(s).

Inicialmente, ficaram assim definidas:

APRECIAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL
COMPOSIÇÃO
PERFORMANCE MUSICAL
1. Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção.

2. Apreciação significativa em música através de obras musicais de diversos gêneros, épocas e culturas.
Comunicação e expressão através da linguagem musical.
1. Aquisição, através da performance musical, de formas de expressar-se e comunicar-se.

2. Desenvolvimento, consciente e consistente de habilidades e conhecimentos rítmicos, melódicos, harmônicos e psicomotores




No próximo post-it falaremos mais sobre as habilidades.
Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário