quarta-feira, 4 de julho de 2012

Música: disciplina obrigatória - por onde começamos então?

Começamos do princípio que música é uma área do conhecimento e reconhecendo seu papel nos fundamentos da formação de qualquer cidadão.
 “O universo da arte caracteriza um tipo particular de conhecimento que o ser humano produza a partir das perguntas fundamentais que desde sempre se fez com relação ao seu lugar no mundo.

A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico seu caráter de criação e inovação. Essencialmente, o ato criador, em qualquer dessas formas de conhecimento, estrutura e organiza o mundo, respondendo aos desafios que dele emanam, num constante processo de transformação do homem e da realidade circundante.” PCN Artes, p. 21.

Para que o trabalho de qualquer área do conhecimento aconteça em sala de aula é preciso, lógico, planejamento.
O educador precisa ter bem definidos os objetivos que nortearão o caminho a ser seguido. Se não sabe por onde começar, qual será o ponto de partida, uma boa sugestão são os PCNs de artes, supracitado, onde o MEC faz uma ótima proposta de organização.
Pra começar a conversa vamos buscar nos PCNs alguns princípios para a área de artes:
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo. Por exemplo, o aluno que conhece arte pode estabelecer relações mais amplas quando estuda um determinado período histórico. Um aluno que exercita continuamente sua imaginação estará mais habilitado a construir um texto, a desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.” PCN Artes, p. 14.

Tiramos daí fundamentos básicos para nortear a pesquisa e o trabalho.

“A área deve ser incorporada com objetivos amplos que atendam às características das aprendizagens, combinando o fazer artístico ao conhecimento e à reflexão em arte. Esses objetivos devem assegurar a aprendizagem do aluno nos planos perceptivo, imaginativo e produtivo.” PCN Artes, p. 32.

E, abrindo um parêntese, pra não ficar sem comentar o assunto:

Com relação aos conteúdos, orienta-se o ensino da área de modo a acolher a diversidade do repertório cultural que a criança traz para a escola, a trabalhar com os produtos da comunidade na qual a escola está inserida e também que se introduzam informações da produção social a partir de critérios de seleção adequados à participação do estudante na sociedade como cidadão informado.” PCN Artes, p. 32.

Veremos, no próximo artigo, como os PCNs nos ajudam a definir eixos para esta área do conhecimento.

Abraço.
Até o próximo post-it

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