segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Habilidades

A partir daí começou a labuta para organizar as habilidades, como usar os verbos que níveis cognitivos gostaríamos de alcançar em cada habilidade.


Foi quando encontramos os estudos de Benjamin Bloom. Onde nós utilizamos apenas os níveis de conhecimento cognitivo.

Eis os níveis e alguns exemplos dos verbos:


Domínio 1: CONHECIMENTO
apontar - definir - enunciar
inscrever - marcar - nomear - recortar
registrar - relacionar - relatar


Domínio 2 - COMPREENSÃO
descrever - discutir - explicar - expressar
identificar - localizar - narrar - reafirmar
revisar - traduzir - transcrever


Domínio 3:  APLICAÇÃO
aplicar - demonstrar - dramatizar - empregar
esboçar - ilustrar - interferir -inventariar
operar - praticar - traçar


Domínio 4: ANÁLISE
analisar - averiguar - calcular -  categorizar
comparar - contrastar - criticar - debater
diferenciar - distinguir - examinar - experimentar
investigar - provar - verificar


Domínio 5: SÍNTESE
compor - conjugar - coordenar - criar
erigir - esquematizar - formular - organizar
planejar - prestar - propor


Domínio 6: AVALIAÇÃO
avaliar - escolher - estimar - julgar
medir - selecionar - taxar - validar - valorizar

E, baseados nesta teoria e toda esta fundamentação desenvolvemos as habilidades.

Acredito que seria melhor a visualização dos eixos paralelamente. Para que as habilidades possam estar relacionadas entre os eixos.

Claro que a secretaria de educação, embora tenha cedido a oportunidade para esta construção, fez algumas alterações a revelia da comissão e dos demais professores.

O documento foi concebido com toda a preocupação de como este seria apresentado nas escolas e, consequentemente, utilizado.

Ele foi criado para servir de parâmetro para os professores de artes nortearem o seu trabalho, podendo utilizar-se de uma, várias ou acrescentar sugestões ao mesmo.


Acesse o esboço proposto por mim como plano de curso para o 1º ao 5º ano, a partir dos marcos de aprendizagem supracitados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário