sexta-feira, 29 de junho de 2012

E a música na escola?


Como fica?
Esta é uma pergunta que milhares de educadores tem feito. A lei 11.769 trouxe, oficialmente e novamente, a música para a sala de aula e, juntamente com ela, vários paradígmas.

As escolas, de um modo geral, não têm estrutura (física nem pedagógica), não existem professores especializados, em número adequado, dentro das escolas, não existe um currículo definido e muitos professores regentes colocam a mão na cabeça quando são cobrados sobre esta área do conhecimento.

Algumas prefeituras, como é o caso de Salvador, lançam alguns investimentos com o intuito de formar multiplicadores (especialistas ou não) para [tentar] sanar estas deficiências. Como foi o caso do projeto Palavra Cantada financiado pela administração de João Henrique(2011). Morrem, entretanto, em problemas de planejamento: várias escolas receberam coleções (volumes 1 a 3) deste projeto, mas em número desproporcional. O que uma escola vai fazer com 80 unidades de "livros do aluno" em uma coleção de "brincadeiras", cada uma com um cd e dvd, visto que não são para o aluno levar pra casa? Ressalto que estas "brincadeiras", corretamente utilizadas e direcionadas, auxiliam na formação musical do educando. Contudo, apenas o livro do professor já seria suficiente para a condução das atividades.

Alguns professores, como é o caso da rede municipal de ensino, em Salvador, têm se mobilizado no sentido de criar um documento, e encontrou o apoio da secretaria de educação do município, que pudesse orientar a condução dos trabalhos nas unidades de ensino. Na tentativa de dar o ar de continuidade, nesta área do conhecimento, aos educandos que permanecessem na unidade escolar e aos que fossem transferidos para outras unidades da mesma rede.

Este documento "piloto" foi criado, estava disponível no site da secretaria de educação, mas foi descontinuado. Não havendo, até o momento, a reavaliação do documento.  http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/epv-ensino-fundamental-fundamental1.php

É notório que este tema está longe de ter uma conclusão. Mas vamos discutir, pois isso a gente pode fazer sempre. Sempre.

Fonte da imagem: http://www.bwaconsultoria.com.br/2011/images/projetos/musica_na_escola.jpg

Um comentário:

  1. Oi Ednaldo,
    Parabéns pelo blog. Você provoca ricas discussões. E a minha opinião neste sentido é que estamos longe de nos sentirmos felizes e realizados com o que temos. Sempre estamos em busca do que não temos. Quando queremos aprender música, pagamos uma fortuna por 50 minutos de hora/aula e com um único instrumento ou uma única página com notas musicais e um orientador, vamos avançando. Por quanto tempo trabalhamos musica nas series iniciais sem ter nenhum destes recursos que agora recebemos? Desde que existe educação. Ah! Agora, as necessidades são outras. Nunca estaremos prontos para nada. Concordo, porque o ideal é estamos abertos para tentar, tentar sempre acertar. Mas, na maioria das vezes só estamos abertos para criticar, brigar, etc. É isso aí cada um é um, e assim vamos vivendo nessa diversidade humana. Que bom que pensamos diferente.
    Sucesso em sua trajetória.
    Abraços,

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