sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Competências e habilidades


Conteúdos selecionados, eixos definidos, mas, e agora?
Segundo a orientação da Professora Luciene, pedagoga da CENAP que estava a nos orientar, precisávamos definir o que viria a ser COMPETÊNCIA, e o que seria HABILIDADE, para, só então, prosseguirmos.
Poderíamos dizer que uma competência permite mobilizar conhecimentos a fim de se
enfrentar uma determinada situação. Destacamos aqui o termo mobilizar. A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora, no momento e do modo necessário. A competência abarca, portanto, um conjunto de coisas (GARCIA).

Em geral, as habilidades são consideradas como algo menos amplo do que as competências. Assim, a competência estaria constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não "pertence" a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes (GARCIA).

Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes(GARCIA).

Então, mãos à obra. Concluímos que, para cada eixo, deveria ser desenvolvida uma (ou mais) competência(s).

Inicialmente, ficaram assim definidas:

APRECIAÇÃO E PERCEPÇÃO MUSICAL
COMPOSIÇÃO
PERFORMANCE MUSICAL
1. Alcance progressivo do desenvolvimento auditivo musical, rítmico, melódico, harmônico e tímbrico e a memória musical nos processos de apreciação e percepção.

2. Apreciação significativa em música através de obras musicais de diversos gêneros, épocas e culturas.
Comunicação e expressão através da linguagem musical.
1. Aquisição, através da performance musical, de formas de expressar-se e comunicar-se.

2. Desenvolvimento, consciente e consistente de habilidades e conhecimentos rítmicos, melódicos, harmônicos e psicomotores




No próximo post-it falaremos mais sobre as habilidades.
Até lá.

domingo, 5 de agosto de 2012

I Congresso Nacional de Educação Musical (I CNEM-UEFS)




I Congresso Nacional de Educação Musical (I CNEM-UEFS) da Universidade Estaduall de Feira de Santana (UEFS) é uma iniciativa desta Universidade através de seu Colegiado do Curso de Licenciatura em Música (LICEMUS), por sua vez vinculado ao Departamento de Letras e Artes, e está aberto para inscrições e comunicações no endereço: https://sites.google.com/a/uefs.br/cnem/I-CNEM-UEFS/home
A Comissão Organizadora convida a todos para o I CNEM-UEFS, que ocorrerá em Feira de Santana, Bahia, no campus da UEFS, entre os dias 03 e 05 de outubro de 2012. Serão aceitas submissões de trabalhos científicos (comunicações e pôsteres).

Tendo como tema geral "Educação Musical: formação, ensino, aprendizagem e conhecimento", o I CNEM-UEFS objetiva:
  • Promover debates sobre temas emergentes em educação musical, ressaltando os desafios e estratégias que se apresentam nos cenários local e nacional para a formação pedagógica em musica;
  • Socializar resultados de pesquisas no campo da educação musical;
  • Promover articulação entre IESs, outras instituições afins e sujeitos que atuem no âmbito da Educação Musical;
  • Fomentar a implementação de políticas públicas na formação e no ensino de música, nos âmbitos local e nacional.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A seleção de conteúdos, em música.

[formatação de currículo para escola regular]

A análise e pesquisa dos conteúdos, em música, a serem utilizados no ensino regular é uma árdua tarefa. Existem as questões legais que não podem estar ausentes e muitas outras.
A preocupação dos professores na rede municipal de ensino, em Salvador, era de tentar abarcar o máximo possível de conteúdos, dentro da perspectiva dos eixos, dos PCNs e das leis, e que estivessem de acordo com a diversidade da realidade em cada núcleo de ensino. Reconhecendo-se que cada eixo também teria seus conteúdos específicos.
Acredito que, cada vez que esse documento for revisado, novas ideias surgirão. Mas, “começando do começo”, a seleção e ordenação deu-se, mais ou menos, com a intenção de ser de forma sequencial, mas não obrigatoriamente na ordem disposta. Por esta razão não colocou-se linhas entre os conteúdos e entre as habilidades, somente colunas, entendendo-se que um conteúdo e/ou habilidade pode navegar por todo o documento a depender da proposta do professor que possa vir a utilizá-lo.
Eis os conteúdos listados
1.       Som e suas propriedades
2.       Elementos da linguagem musical
3.       Percepção de sons diversos
4.       Ritmo associado a atividades e fontes sonoras diversas
5.       Propriedades rítmicas e sonoras
6.       Direção do som:
7.       Ritmos e Canções:
8.       Gráficos, notações, e registros musicais
9.       Gêneros musicais
10.   Histórias musicadas
11.   Compositores, interpretes e obras
12.   Fontes sonoras
13.   Textos musicais
14.   História da música
15.   Música e etnia
16.   História da Música Brasileira
17.   Música vocal
18.   Música instrumental
19.   Música e movimento
20.   Estrutura musical
21.   Música indígena
22.   Música de matriz africana
23.   Meio ambiente
24.   Estética
25.   Música e recursos multimídia
Conteúdos listados, entrou em cena um novo paradigma: como escrever e o que vem a ser as competências e habilidades? Como desenvolver estes conteúdos nos eixos propostos?
Até o próximo post-it.